O QUE É SSL?

O QUE É SSL?

30 de setembro de 2019 0 Por ampliesolucoes

SSL ou Secure Sockets Layer é uma ferramenta de encriptação de páginas antes de serem transmitidas pela internet que autentifica as partes envolvidas. É muito utilizada para pagamentos online com cartão de crédito. Diversas versões dos protocolos de segurança estão em uso generalizado em navegação na web, serviços de e-mail, mensagens instantâneas e VoIP.

O SSL versão 3.0 foi lançado em 1996 e serviu posteriormente de base para o desenvolvimento do TLS versão 1.0, um protocolo padronizado da IETF originalmente definido pelo RFC 2246. “A criptografia torna muito difícil que pessoas não autorizadas compreendam informações transmitidas entre dois computadores.

COMO SABER SE UM SITE É CONFIÁVEL?

Para saber se o site que você está acessando possui certificados de segurança, que garantirão que os dados da sua conta bancária, por exemplo, não sejam interceptados por terceiros, basta acessar na barra de menu do navegador (pode ser Internet ExplorerOpera, Mozilla Firefox, Google Chrome etc.) , “Arquivo”, “Opções” ou “Ferramentas” – varia conforme o browser e sua versão – e clicar em “Propriedades da página”. Na janela que se abrirá, procure pelo item “Segurança”, onde é informado se aquele site é confiável e qual seu nível de segurança.

Outra forma de detectar rapidamente se o site é confiável é verificar se no lugar de “http”, no enderço da página, está a forma “https”, onde o “s” significa “seguro”, como a página do Android Market. Outro recurso é o cadeado que algumas páginas exibem na barra de endereço; se a página estiver com o cadeado, pode ser considerada segura.